NETWORKING: FERRAMENTA QUE ABRE PORTAS

As pessoas não valorizam essa incrível ferramenta que muito contribui para praticamente todas as atividades pessoais e profissionais.

Quando falamos em um posicionamento no mercado, quer seja pela primeira vez, quer seja no caso de um reposicionamento, não há instrumento mais eficaz para contribuir nessa procura por novas oportunidades. Mas aqui a máxima também é verdadeira: a mesma mão que alimenta é a que pode te apunhalar.

Felizmente há técnica também para se cultivar um bom networking. Antes das dicas, vamos alinhar o conceito. O termo em inglês indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém. É, portanto, uma competência e como tal, depende de técnicas para ser desenvolvida.

Muitas vezes, o estabelecimento dessa rede de contatos gera certo desconforto para muitos profissionais. É importante ressaltar que essa rede tem mão dupla, ou seja, serve tanto para quem indica como para quem é indicado.

Veja a seguir as dicas que foram veiculadas na revista Você S/A do mês de agosto/2014. A revista trouxe dicas obtidas da Fundação Dom Cabral e da Harvard Business School, e apesar do artigo ter dois anos, as dicas são para lá de verdadeiras e atuais.

A primeira dica versou sobre como fazer networking sem ficar com a consciência pesada. Segundo o artigo, a indicação é um selo de qualidade. O profissional que é recomendado tem mérito pela eficiência demonstrada. Outra referência do artigo fala que recomendar alguém significa colocar a reputação em jogo. Não se arrisque indicar quem não é confiável. O mercado de trabalho baseia-se em conexões. Pedir ajuda e se relacionar devem ser ações rotineiras.

O artigo também refere as melhores atitudes para criar uma boa rede de contatos:

  • CRIE REPUTAÇÃO – construa uma carreira sólida e finalize bem seus projetos. As pessoas só querem indicar quem entrega bons resultados.
  • CONHEÇA GENTE NOVA – ampliar a rede de contatos deve ser um objetivo profissional. Defina metas semanais para conhecer pessoas novas. Use ferramentas disponíveis, desde redes sociais como o Linkedin até a tradicional agenda telefônica.
  • APAREÇA – frequente eventos relacionados a sua área, filie-se a associações profissionais e esteja conectado a colegas de destaque em sua empresa. Mostre aos outros a relevância de seu trabalho.
  • CONECTE-SE DIARIAMENTE – o networking deve ser um exercício diário e contínuo. Além de criar novos contatos, não se esqueça de manter o vínculo com os antigos conhecidos.
  • OFEREÇA VALOR – tenha interesse genuíno em ajudar as pessoas a resolver problemas. Isso melhora a reputação e faz com que os outros se lembrem de seu trabalho quando surge uma oportunidade.
  • EVITE CILADAS – tome cuidado com as contraindicações. Quando a pessoa que indica não é confiável, a recomendação perde a credibilidade e piora sua reputação.

O importante é estar sempre atento às todas as oportunidades que possam gerar uma rede de contatos sólida e perene. Atente-se, pois o networking é uma via de mão dupla, portanto, cuide para que sua imagem e reputação sejam atreladas a aspectos comportamentais positivos. Observe com cuidado o conteúdo que você posta e/ou curte em redes sociais.

Faz sentido? Vale a reflexão e o desenvolvimento da competência.

Até a próxima.

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