Quando adotei essa frase, há alguns anos atrás, era muito comum ver meus ouvintes com expressões que variavam da dúvida sobre o significado à sensação de que eu havia enlouquecido.
Com o passar do tempo e com a utilização ainda mais frequente em meus treinamentos e aulas, cada dia mais, a expressão ganhou o significado merecido. Nessa semana, quando pensei sobre o que escrever no nosso artigo, comecei a refletir sobre o que real e verdadeiramente é importante para atravessarmos essa fase não muito favorável do momento, em especial quando se pensa em quantos profissionais estão sendo disponibilizados no mercado.
O fato é que, no tal “Mercado de Trabalho” temos duas outras subdivisões: o Mercado Organizacional e o Mercado de Mão de Obra. O primeiro referencia o volume de oportunidades que as organizações disponibilizam ao segundo mercado, o de Mão de Obra. Já a segunda subdivisão, reflete o número de profissionais em busca de colocações.
De maneira simplista, penso que fica claro que podemos dizer que eles são inversamente proporcionais: se há muitas ofertas de vagas os candidatos ficam mais eletivos e exigentes. E o inverso também é real: se há muitos candidatos, será a vez de selecionadores ficarem mais exigentes e eletivos. Faz sentido?
Nosso cenário atual é justamente o segundo: muitos profissionais disponíveis e poucas oportunidades de recolocação.
Com essa alta oferta de profissionais, os selecionadores se aplicam em aumentar a assertividade na hora da contratação e por isso colocam em prática uma das mais poderosas ferramentas no subsistema de Recrutamento e Seleção: a Entrevista Avaliativa de Competências Profissionais ou Entrevista por Competências como é mais conhecida em nosso meio.
Por isso, hoje quero mapear aqui seis das principais expertises que os selecionadores devem atentar no perfil profissional de seus candidatos (*):
(*) Ref.: IBC – Blog Instituto Brasileiro de Coaching
1. Flexibilidade – perfis profissionais que sejam resistentes a mudanças ganham destaque nos tempos de crise, porque com a diminuição das estruturas organizacionais os profissionais absorvem muitas responsabilidades. Os profissionais que mais se destacam são aqueles que estão prontos para assumir funções não previstas no momento do recrutamento, que poderão aparecer no decorrer da parceria profissional. Essa flexibilidade do profissional ganha força pela quantidade de assuntos que este deve saber e o jogo de cintura que ele deve exercer para saber lidar com as adversidades do dia a dia no mundo corporativo.
2. Envolvimento e Comprometimento – Os especialistas em RH observam fortemente a existência dessas duas competências no Perfil profissional de um candidato porque são elas que demonstram atitudes de pessoas com visão empreendedora, ou seja, pessoas que tocariam o Negócio da Empresa contratante como sendo sua própria empresa. Esses são atributos muito valorizados e podem ser mensurados tanto em instrumentos comportamentais como através da checagem de referências.
3. Visão Estratégica – principalmente para posições de gestão é de extrema importância voltar o pensamento para à projeção de resultados concisos a longo prazo, buscando uma outra competência muito importante que a obtenção de resultados.
4. Foco nos resultados – poder entregar além do que a corporação espera e sempre bater suas metas é um dos pontos chave de quem se destaca em sua carreira. Uma das características bem quistas pelos recrutadores e principalmente donos de empresas é o ‘hands on’, que significa “pôr a mão na massa”. Essa expressão é típica dos colaboradores que não se importam com o cargo, apenas com a entrega dos resultados esperados.
5. Comunicação Interpessoal – recrutadores em entrevistas por competência estão de olho em profissionais que tenham habilidade de se comunicar. No geral, segundo especialistas, brasileiros não possuem grandes dificuldades para se relacionar com a equipe de trabalho, mas tendem a ser prolixos em algumas situações. Portanto, é preciso sempre desenvolver essa questão, já que esta habilidade está diretamente ligada a capacidade da construção de grandes alianças no ambiente corporativo.
6. Foco nos Resultados – poder entregar além do que a corporação espera e sempre bater suas metas é um dos pontos chave de quem se destaca em sua carreira. Uma das características bem quistas pelos recrutadores e principalmente donos de empresas é o hands on, que significa “pôr a mão na massa”. Essa expressão é típica dos colaboradores que não se importam com o cargo, apenas com a entrega dos resultados esperados.
Vale a reflexão e o cuidado na melhoria contínua dessas competências.
Boa Semana e até a próxima!